Eis uma dúvida que líderes de muitas empresas têm quando o assunto é gestão de talentos: o que devemos adotar primeiro, uma LXP ou um marketplace de talentos?
Quando essa dúvida surge aqui na Degreed, precisamos ir um pouco mais fundo para entender quais são os objetivos e os desafios da empresa.
Sim, tanto a plataforma de experiência de aprendizagem (LXP, na sigla em inglês) quanto o marketplace de talentos são utilizados nas áreas de recursos humanos e de gestão de talentos. E, sim, muitas vezes ambos atendem aos mesmos usuários finais. Contudo, cada uma dessas ferramentas tem finalidades e propostas de valor bem diferentes.
Agora, considere o seguinte: é possível combinar a Degreed LXP com um marketplace de talentos para que a sua empresa alcance resultados melhores do que a encomenda, como diz a expressão popular. No dinâmico mundo do trabalho em que vivemos, a empresa que adota uma LXP de ponta como a Degreed junto com um marketplace de talentos tem mais facilidade para alinhar a aprendizagem ao planejamento da força de trabalho de forma rápida, ampla e impactante. Assim, a área de T&D consegue provocar mudanças que preparam os colaboradores para o que der e vier.
Então, por onde sua empresa deve começar? Vejamos em mais detalhes como uma LXP e um marketplace de talentos podem, separadamente, ajudar a solucionar problemas do ambiente de trabalho — e como essas ferramentas podem funcionar em perfeita harmonia.
Marketplace de talentos: conectando talentos a oportunidades
Um marketplace de talentos permite que as organizações conectem pessoas a novas funções, como projetos, estágios, tarefas específicas ou outras oportunidades que costumam ser temporárias ou de curto prazo, mas que podem acabar virando uma função permanente de tempo integral.
Os marketplaces de talentos ajudam empresas e colaboradores a conectarem habilidades, experiências e disponibilidade de profissionais a funções ou requisitos de projetos. Essas plataformas registram perfis de profissionais e normalmente têm ferramentas de comunicação que facilitam a colaboração.
As equipes que usam um marketplace de talentos querem ser mais ágeis e certeiras na busca pelo profissional ideal para determinada função. Esse tipo de plataforma também ajuda a melhorar as taxas de mobilidade profissional e de retenção de colaboradores, além de garantir que as vagas sejam preenchidas em menos tempo, fazendo com que tarefas fundamentais não deixem de ser feitas.
Um marketplace de talentos pode ajudar a sua equipe e a sua empresa a:
- preencher oportunidades de forma eficiente e eficaz com os melhores talentos;
- melhorar a taxa de retenção ao mostrar aos colaboradores que há possibilidades de crescimento profissional dentro da empresa;
- descobrir talentos que podem ter passado despercebidos na própria força de trabalho;
- elaborar um plano de sucessão.
Marketplace de talentos: valor por meio do acesso
O valor de um marketplace de talentos está em sua capacidade de facilitar o acesso a um pool diversificado de profissionais. Munidas desse tipo de plataforma, as empresas podem ampliar rapidamente suas equipes, aproveitar conhecimentos especializados e conectar pessoas a vagas ou projetos, tudo isso sem precisar recorrer aos processos tradicionais, caros e demorados de contratação externa.
As organizações podem redimensionar suas equipes rapidamente conforme a necessidade, viabilizando a mobilidade de talentos e a adaptação às flutuações das cargas de trabalho, demandas de projetos ou requisitos de habilidades específicas.
O aproveitamento de profissionais por meio de um marketplace de talentos costuma ter um custo-benefício mais interessante do que o da contratação externa. Além disso, os marketplaces de talentos podem agilizar contratações no caso de tarefas urgentes ou projetos inadiáveis — inclusive de pessoas com habilidades nichadas ou altamente especializadas —, aumentando a eficiência da organização e do projeto.
Ao aproveitar as diversas experiências e perspectivas disponíveis dentro da própria força de trabalho, a organização consegue estimular a inovação e a criatividade, alimentando projetos e iniciativas com novas ideias e pontos de vista.
Agora, levando tudo isso em consideração, vamos nos concentrar na LXP.
“O sistema de marketplace de talentos depende da aprendizagem”, comenta o analista de mercado Josh Bersin, fundador e CEO da The Josh Bersin Company, logo depois que esse tipo de plataforma começou a ganhar notoriedade. Essa dinâmica fundamental não mudou de lá para cá.
LXPs: do lugar-comum à Degreed
Para começar, o básico
A ideia principal de qualquer LXP é proporcionar uma forma de aprender mais personalizada, rápida e em larga escala, de modo que os colaboradores possam se desenvolver e progredir profissionalmente. Para isso acontecer, a aprendizagem e o upskilling devem acontecer no dia a dia.
Via de regra, uma LXP é desenvolvida para oferecer aos colaboradores uma ampla gama de conteúdos educativos integrados e em diversas modalidades, como cursos, vídeos, artigos, podcasts, webinars e módulos interativos. Além de permitir que eles escolham o formato e o ritmo que mais combinam com seu estilo de aprendizagem e que caibam em sua agenda, toda essa flexibilidade torna mais eficiente o processo de curadoria dos conteúdos que os colaboradores vão consumir.
As LXPs também costumam oferecer recursos que facilitam o compartilhamento de conhecimentos, a colaboração e a aprendizagem social. Os colaboradores podem compartilhar insights, práticas recomendadas e know-how com os colegas, potencializando o saber institucional e a expertise individual.
Ao propiciar o desenvolvimento dos colaboradores e oferecer oportunidades de crescimento e progressão profissional, as LXPs contribuem para aumentar as taxas de participação, satisfação e retenção. As pessoas se sentem valorizadas e motivadas quando as organizações dão prioridade ao desenvolvimento profissional delas, e as empresas passam a desfrutar do benefício de ter uma força de trabalho pronta para o que der e vier. Contudo, uma pesquisa da Deloitte mostra que apenas 52% dos profissionais têm autoconfiança para afirmar que estão avançando na organização em que trabalham. Essa mesma pesquisa também descobriu que quem não sente que está crescendo na organização tem 2,5x mais chances de pedir demissão no período de um ano.
Feitas para serem adaptáveis e escaláveis, as LXPs ajudam as organizações na evolução de suas estratégias de aprendizagem para atender às necessidades instáveis dos negócios, aos avanços tecnológicos e às dinâmicas da força de trabalho de modo efetivo.
Recursos avançados: dados, estatísticas, personalização
Uma LXP avançada ajuda as empresas e líderes de T&D a alinhar iniciativas de educação com os objetivos e prioridades organizacionais. Com isso, a liderança consegue fomentar resultados corporativos positivos, como melhoria de desempenho, produtividade, inovação, eficiência e vantagem competitiva.
LXPs avançadas também fornecem estatísticas — dados muito úteis — sobre o progresso e o desempenho da aprendizagem dos colaboradores por meio de recursos robustos de registro e análises. Essas informações também permitem que as organizações calculem o impacto da aprendizagem e identifiquem e sanem lacunas para otimizar suas estratégias.
Degreed: desenvolva as habilidades que fazem a diferença
A Degreed foi desenvolvida para provocar mudanças, para que os seus colaboradores possam adquirir, desenvolver e reciclar as habilidades que realmente importam. Nossa LXP é mais do que uma plataforma, pois permite gerenciar os dados, personalizar o desenvolvimento e comprovar o impacto da aprendizagem no sucesso de toda a organização.
A Degreed não é só para quem quer aprender. Nossa LXP é uma ferramenta estratégica que os líderes de T&D usam para conectar a aprendizagem aos negócios. Ela identifica necessidades e lacunas de habilidades, reduz a carga de trabalho com automações, cria experiências de aprendizagem rapidamente e calcula as mudanças nos níveis das habilidades, das pessoas e da empresa como um todo.
Nossa solução oferece experiências de aprendizagem personalizadas que engajam e motivam os colaboradores. Essas experiências são criadas com o uso de inteligência artificial (IA) para fazer a curadoria e as recomendações de conteúdos relevantes com base nos interesses, preferências, habilidades, funções, histórico de aprendizagem, desempenho, objetivos e engajamento de cada usuário.
Em outras palavras, a Degreed ajuda as organizações a poupar tempo e dinheiro ao dar autonomia para que cada colaborador assuma as rédeas de sua própria jornada de aprendizagem (aprendizagem autônoma), desenvolva novas habilidades necessárias e se torne adepto do lifelong learning. Isso se traduz em uma cultura de aprendizagem e inovação contínua, propiciando uma força de trabalho mais capacitada, colaboradores mais satisfeitos e taxas de retenção e de produtividade mais altas.
Líderes corporativos interessados em adquirir uma solução de LXP costumam recorrer à Degreed para desenvolver talentos de forma eficaz e sanar lacunas de habilidades. Assim, a força de trabalho da empresa estará sempre preparada para encarar qualquer desafio, da transformação digital a instabilidades econômicas e muito mais.
Nossa LXP ajuda a:
- identificar e desenvolver habilidades, inclusive aquelas inexistentes na sua empresa, mas que são necessárias para transformar uma visão estratégica em realidade;
- disseminar conhecimentos mais impactantes para mais pessoas, com mais velocidade e menos recursos;
- usar dados para comprovar o retorno dos investimentos em T&D (agilidade da integração, economia nos custos de treinamento, uso racional de sistemas, mais habilidades avaliadas).
Degreed e marketplace de talentos: uma dupla dinâmica
A integração de um marketplace de talentos com a Degreed pode turbinar a experiência de aprendizagem.
Nossa LXP capta, sincroniza, infere e registra habilidades, oferecendo aos líderes de aprendizagem um panorama das capacidades de que a organização dispõe e de que ela precisa.
Os marketplaces de talentos dependem dos tipos de dados gerados pela Degreed, que funcionam como o combustível de um foguete. Sem esses dados, a organização corre o risco de:
- ter pouca adesão no uso do marketplace de talentos, o que resulta em um baixo engajamento organizacional;
- oferecer uma experiência pouco coesa aos colaboradores;
- os colaboradores não desenvolverem as habilidades necessárias para ter sucesso em uma nova função, desafio, projeto ou tarefa.
Por isso, alguns marketplaces de talentos oferecem recursos educativos a partir de uma LXP ou fazem parcerias com provedores de conteúdos. Essas integrações ajudam no desenvolvimento contínuo do pool de talentos de uma organização. O Eightfold e o Fuel50, por exemplo, têm integração com a Degreed para tornar esse modelo possível.
De maneira geral, as organizações só têm a ganhar quando introduzem a Degreed e um marketplace de talentos em suas estratégias de gestão de talentos, pois abrem a possibilidade de atender a mais necessidades e de conseguirem o aproveitamento máximo do potencial da força de trabalho.
Esse efeito cascata é enorme. Enquanto a Degreed amplia a oferta interna de habilidades por meio do desenvolvimento contínuo, upskilling e reskilling, o marketplace de talentos dá visibilidade sobre a demanda de habilidades. Sem a Degreed por trás da preparação e da formação do pipeline de talentos, a demanda não é atendida. A Degreed ajuda a aproveitar ao máximo o potencial do marketplace de talentos.
É importante pontuar que cada solução provavelmente terá sua própria taxonomia de habilidades. Essa duplicidade precisará ser desfeita — com a identificação de sinônimos e correspondências exatas — para que se tenha a melhor experiência de aprendizagem e de gestão de talentos.
Conclusão
Os líderes mais afiados:
- desenvolvem pessoas com uma LXP e
- empregam pessoas com um marketplace de talentos.
Com uma LXP em mãos, sua organização pode desenvolver os colaboradores, conquistar mais produtividade, bem como identificar e promover as habilidades necessárias para executar iniciativas estratégicas. Além disso, ela intensifica a participação do colaborador e alinha o desenvolvimento individual com as metas organizacionais.
Já um marketplace de talentos conecta pessoas que dispõem de conjuntos diversificados de habilidades a funções relevantes. Na mesma linha de uma LXP, um marketplace de talentos oferece escalabilidade, economia de custos e flexibilidade. Ao fazer isso, esse tipo de plataforma ajuda as organizações a encontrar e empregar mão de obra especializada, complementar equipes internas e atender a necessidades de curto prazo da gestão de talentos.
Embora haja alguns pontos em comum, lembre-se: as LXPs oferecem as ferramentas para desenvolver talentos e habilidades, enquanto os marketplaces de talentos facilitam processos de recrutamento e a colaboração em projetos.
Combinar a Degreed com um marketplace de talentos é uma ótima opção. Com o dinamismo do cenário corporativo atual, a integração de uma LXP com um marketplace de talentos pode ajudar a sua organização a sedimentar uma cultura de desenvolvimento contínuo de habilidades e de aprendizagem, tendo acesso aos talentos certos, na hora certa.
Quer saber mais?
Confira o nosso guia que explica como comprar uma plataforma de experiência de aprendizagem: