•   Article   •   4 mins

Aprimore seu processo de integração virtual com a aprendizagem

Na relação entre colaborador e empregador, a primeira impressão é muito importante. A fase da integração ajuda a determinar o grau de produtividade que um recém-contratado alcançará, podendo influenciar até mesmo quanto tempo esse colaborador ficará na empresa.

À medida que o trabalho remoto ou híbrido ganha força em todo o mundo, as empresas se veem diante de novos desafios para preparar novos colaboradores. Com a integração virtual, é possível proporcionar aos recém-contratados uma apresentação informativa e satisfatória sobre a empresa, instruindo-os sobre as funções que desempenharão independentemente de onde estiverem.

Só que esse processo é mais complexo do que apenas marcar uma chamada pelo Zoom. Neste artigo, mostraremos por que a integração virtual é útil, como dar os primeiros passos e como usar a aprendizagem remota e o desenvolvimento de talentos para transformar a integração virtual da sua empresa em um acontecimento inesquecível.

A integração faz mesmo a diferença

Uma apresentação fraca sobre o ambiente de trabalho pode prejudicar a retenção de colaboradores. Por outro lado, uma pesquisa mostra que um processo de integração robusto fortalece a retenção em 82%, além de aumentar a produtividade em 70%.

A integração remota pode ter o mesmo efeito positivo, desde que alguns obstáculos sejam superados.

A integração virtual é um desafio

Embora as soluções de trabalho remoto estejam facilitando a conexão e a produtividade, a distância ainda atrapalha o processo de integração. Afinal:

  • Os colaboradores remotos podem se sentir isolados da empresa e da equipe;
  • Pode ser complicado fornecer e configurar os equipamentos necessários em casos de longas distâncias;
  • A visibilidade diminuída pode confundir os colaboradores quanto a onde conseguir ajuda ou buscar informações.

Mas temos uma boa notícia: com a metodologia certa, é possível fazer uma integração virtual eficaz e com um toque pessoal.

Tudo começa pela estratégia de engajamento

Para causar uma primeira impressão acolhedora e produtiva, cuide de antemão do que os novos colaboradores precisarão. 

  • Comece com um roteiro claro. Simplifique o processo adotando um checklist de integração para alinhar as expectativas. Inclua materiais como contratos, manuais dos colaboradores, um cronograma de reuniões e uma programação dos treinamentos obrigatórios.  
  • Prepare os novos colaboradores para já começarem com força total. Programe o envio de computadores, celulares e outros equipamentos para que cheguem antes do início da integração. Pré-instale softwares, configure as contas e garanta que todos saibam mexer em tudo.
  • Promova um ambiente acolhedor para os recém-contratados. Proporcione oportunidades de interação com os novos colegas de equipe. Pode ser uma boa ideia organizar uma chamada direta com o líder da equipe ou pedir que os colegas que estiverem indisponíveis para uma chamada ao vivo gravem vídeos de boas-vindas.

A vitória é certa para quem agrega elementos de aprendizagem

Agregar aprendizagem e desenvolvimento ao processo de integração virtual pode ajudar você a alcançar seus objetivos. Essa é uma ótima maneira de apresentar aos recém-contratados a cultura da organização, ajudá-los a se sentirem acolhidos e prepará-los para serem produtivos.

Pense em como interagir e integrar os novos colaboradores: 

1. Procure tecnologias de aprendizagem úteis.

Aplique seus treinamentos com uma ferramenta capaz de atender às necessidades dos aprendizes modernos. Procure plataformas de fácil navegação e que tornem as interações e a aprendizagem mais interessantes. Encontre também uma solução que aceite conteúdos educativos de diversas fontes. Nós descobrimos que usar a Degreed diminuiu em 20% o tempo até a produtividade para colaboradores recém-contratados. 

2. Proporcione trilhas de aprendizagem personalizadas.

Ao fazer com que a aprendizagem seja relevante para os objetivos dos colaboradores, a organização mostra que investe no sucesso deles desde o início. Crie trilhas de aprendizagem personalizadas que reconheçam as funções de cada um assim que fizerem login na plataforma. Um colaborador novo pode receber uma mensagem de boas-vindas seguida por um módulo de orientação e um link para cursos sobre habilidades técnicas que serão necessárias para o desempenho de suas funções.

3. Aplique práticas recomendadas de treinamento que promovam o engajamento.

A imagem que temos de treinamentos online é de colaboradores remotos solitários, encarando slides estáticos em uma tela. Contudo, um ambiente virtual pode ser uma oportunidade para intensificar o engajamento. 

Para deixar os treinamentos interessantes e relevantes, agregue diferentes tipos de mídia, desde vídeos e animações a infográficos. Vale acrescentar interatividade também. Inclua testes de múltipla escolha ou outras atividades que façam os aprendizes interagirem com a tela.

4. Apresente os participantes e estimule-os a expor suas ideias.

O espírito de equipe nasce quando as pessoas se conhecem melhor. Proporcione oportunidades de interação em pequenos grupos usando recursos de salas paralelas ou lance enquetes em tempo real para mostrar como as outras pessoas estão se relacionando com o conteúdo. Proponha exercícios em grupo ou dramatizações para promover a colaboração.

Se a cultura da sua organização vir a competitividade saudável com bons olhos, aposte na gamificação. Um placar que mostre quem acumulou mais pontos nos exercícios dos treinamentos pode gerar motivação e mais interação entre os colaboradores.

Revise e repita o processo.

A agregação da aprendizagem à integração virtual pode dar mais gás aos novos colaboradores nesse primeiro contato com a organização. No entanto, é preciso trabalhar constantemente para que esse impacto se mantenha positivo. 

Seu ambiente de trabalho continuará evoluindo. Por isso, seus conteúdos e processos devem acompanhar essa evolução. Continue pedindo feedback de qualidade. O treinamento prendeu a atenção das pessoas? As pessoas saíram preparadas para assumir suas novas funções? Aplique uma pesquisa aos participantes e pergunte o que foi bom e o que poderia ter sido melhor. Use o feedback para melhorar. A cada revisão e melhoria você garantirá que cada novo colaborador tenha sempre uma boa experiência de integração.