Muitos líderes de aprendizagem estão em um momento de reflexão e querem incorporar mais componentes digitais em sua estratégia de aprendizagem. Para isso, é preciso pensar além dos modelos tradicionais de treinamento em sala de aula, e-learning e das limitações de um LMS. A verdade é que as informações e as ferramentas já são abundantes e estão ao alcance das pessoas.
A questão é a relevância, o contexto e a capacidade de ajudar os aprendizes a navegar nessa infinidade de conteúdo. Se você está pensando numa estratégia com incorporação de materiais e ferramentas de aprendizagem digital para seus colaboradores, é fundamental considerar e responder as três perguntas a seguir:
- Qual é sua estratégia de aprendizagem digital?
Uma estratégia de aprendizagem digital significa incorporar materiais digitais de aprendizagem (vídeos, aprendizagem online, cursos, blogs, artigos, livros) ao sistema que você usa para ajudar as pessoas a aprender. Mas não é só isso: é preciso pensar na aprendizagem de outro jeito. Há muito conteúdo para aprendizagem disponível e, para que as pessoas consigam atualizar suas habilidades à velocidade com que as mudanças acontecem hoje, não podemos nos prender a modelos antigos.
No modelo antigo, um grupo central de aprendizagem criava requisitos do que as pessoas precisavam aprender (programação em Java, por exemplo), elaborava e desenvolvia o “treinamento”, e depois organizava inscrições, salas de aula e autorizações para que os inscritos se ausentassem do trabalho para participar das aulas. Era um processo demorado (muito demorado, às vezes) e, quando tudo finalmente se concretizava, a empresa já tinha mudado e precisava de programadores de Python em vez de Java.
Em vez disso, adote uma estratégia de aprendizagem digital. Você pode aproveitar a abundância de conteúdo disponível e orientar as pessoas para os materiais digitais que você desenvolveu ou que já existem, oferecendo acesso sob demanda. A variedade dos tipos de materiais digitais também favorece diferentes estilos de aprendizagem; eu, particularmente, adoro ler livros ou escutar podcasts, mas tem quem goste de cursos online que duram algumas semanas. Uma estratégia de aprendizagem digital é seu plano para oferecer de forma conveniente todos esses materiais de aprendizagem a seus colaboradores.
- Por que precisamos de uma estratégia de aprendizagem digital?
Um dos motivos da importância de se ter uma estratégia de aprendizagem digital é a possibilidade de oferecer aprendizagem a todos os seus colaboradores, e não apenas alguns escolhidos.
Quando uma estratégia de aprendizagem digital é implementada, ela se torna imediatamente uma vantagem global, que pode ser estendida a todos. Portanto, se sua empresa tem colaboradores no país todo ou ao redor do mundo, uma estratégia de aprendizagem digital pode demonstrar a todos que você está investindo neles e em suas habilidades o tempo todo. Isso é fundamental para o envolvimento dos colaboradores, principalmente os das gerações com menos de quarenta anos. O acesso a todos os tipos de materiais estará ao alcance sempre que precisarem. Em vez de pedir ao departamento de aprendizagem que desenvolva um material específico, todos podem acessar milhares de materiais que podem ser úteis imediatamente.
Muitas empresas gastam boa parte do orçamento com líderes e gerentes ou colaboradores de alto desempenho, abandonando os outros colaboradores à própria sorte. Mas como “o resto” pode se desenvolver sem apoio e orientação? Uma estratégia digital pode atingir todos os seus colaboradores e criar vantagem competitiva em termos de retenção de pessoal. Os colaboradores querem desenvolver suas habilidades e querem que você invista neles; se perceberem que sua empresa oferece isso e outras não, a vantagem é sua.
- Que conteúdo digital deve ser incluído?
Aqui é preciso fazer algumas análises e conferir opções. Na última empresa em que trabalhei, quando estávamos escolhendo o conteúdo para nossa estratégia digital, tínhamos acabado de criar a organização de aprendizagem, então ainda não tínhamos nenhum conteúdo próprio. Para podermos levar a aprendizagem às pessoas rapidamente, fizemos parcerias com alguns dos maiores provedores de conteúdo que tinham bibliotecas de conteúdo digital (como Plural Sight, BigThink, SkillSoft, Lynda.com, Safari Books e Harvard Publishing, por exemplo, mas há milhares de outros).
Escolhemos três parceiros de conteúdo e controlamos o uso do conteúdo dos provedores para entender o que nossos colaboradores procuravam e usavam. Também incluímos alguns conteúdos gratuitos (como palestras do Ted e vídeos do YouTube). Funcionou bem para nossa primeira estratégia digital mas, com o tempo, trocamos alguns provedores e parceiros, e acrescentamos alguns conteúdos digitais próprios da empresa à medida que entendíamos o que funcionava melhor para nossos colaboradores.
Infelizmente, muitas estratégias de aprendizagem online começam pela aquisição de tecnologia (geralmente um LMS), e a estratégia digital é desenvolvida com base nessa tecnologia. Porém, para que a coisa funcione direito, é preciso primeiro criar a estratégia e depois ver qual é a tecnologia adequada para o que você quer fazer. Novas tecnologias trazem novas possibilidades. O importante é saber quais problemas você precisa resolver; então você pode fazer a mágica acontecer.