Como outras empresas ao redor do mundo, a Cielo precisava preencher vagas estratégicas. Os recrutadores da gigante brasileira do setor de pagamentos eletrônicos se viram diante de uma lacuna estrutural em que não conseguiam contratar pessoas com as habilidades necessárias para atender aos principais objetivos da empresa.
Já ouviu algo parecido? Vagas não preenchidas são uma preocupação generalizada. Um novo e abrangente relatório da Korn Ferry indica que até 2030 pode haver mais de 85 milhões de vagas não preenchidas por não haver profissionais com qualificação suficiente. Se continuar assim, essa escassez de talentos poderá acumular em 2030 cerca de US$ 8,5 trilhões em receitas anuais não realizadas.
Na Cielo, os desafios iam além das vagas não preenchidas. A liderança da empresa também desejava aumentar a diversidade no quadro de pessoal, e os líderes de aprendizagem precisavam reduzir o custo de treinamentos para toda a força de trabalho formada por mais de 6.000 colaboradores atuantes em diversos lugares do Brasil.
A equipe de aprendizagem e desenvolvimento ligou o Modo Turbo
Para enfrentar esses desafios, a equipe de aprendizagem e desenvolvimento criou em 2021 o programa de aceleração de carreira Modo Turbo, do qual participaram colaboradores selecionados. Os treinamentos aconteciam majoritariamente em esquema presencial na sede da empresa.
Turbo ainda mais impulsionado
Em 2022, os líderes de aprendizagem fizeram o programa dar um grande passo com o apoio da Degreed, que viabilizou sua expansão para outras regiões do Brasil. Hoje, os participantes seguem um currículo personalizado que abrange soft e hard skills em sessões de treinamento presenciais e online. Além disso, os encontros de networking com os líderes da empresa são mais um componente fundamental.
“Com o Modo Turbo, atendemos a demanda de preparar com mais rapidez e efetividade profissionais que, apesar do potencial, ainda não estavam prontos para assumir posições estratégicas. O resultado disso é uma equipe mais capacitada e desenvolvida para superar desafios e concretizar os objetivos da empresa”, relata Karla Woods, superintendente de atração e desenvolvimento organizacional da Cielo.
Resultados rápidos
Com a adoção da Degreed, o foco deixou de ser as aulas presenciais e passou a ser a aprendizagem assíncrona, viabilizando o envolvimento de todos com mais flexibilidade. Essa mudança gerou um aumento de 36% no engajamento dos colaboradores. A quantidade de horas de treinamento também aumentou, assim como a quantidade de conclusões, que deram um salto de 61%. O investimento total no programa Modo Turbo gerou uma economia de 36% para a Cielo. Ao mesmo tempo, a satisfação dos participantes subiu.
O programa também refletiu as estratégias da Cielo para intensificar a diversidade na força de trabalho, com 50% de vagas afirmativas para mulheres e pessoas negras ou indígenas. A turma mais recente tinha 57% de mulheres e 43% de homens. E, em mais uma grande vitória, 53% dos participantes foram reconhecidos com aumento salarial ou promoção após a conclusão do programa.
Para o futuro
A liderança da Cielo deseja expandir o modelo Modo Turbo para outros projetos de aprendizagem, e a Degreed ajudará a fazer isso acontecer.
“Os clientes da Degreed são vistos como pioneiros quando o assunto é aprendizagem”, afirma Débora Mioranzza, vice-presidente para as Américas da Degreed. “No caso da Cielo, trabalhamos juntos para criar uma jornada personalizada que oferecesse uma metodologia de desenvolvimento robusta e completa para impulsionar a carreira dos colaboradores. Os resultados alcançados pelo Modo Turbo são excepcionais e nos deixam extremamente felizes por fazermos parte dessa história”, comemora.