•   Article   •   3 mins

Engajamento de colaboradores de campo: Ecopetrol consolida bons hábitos de aprendizagem com a Degreed

Quando lançaram a Degreed na Ecopetrol, os líderes de aprendizagem ficaram surpresos com o fato de a adesão não se limitar às funções administrativas e gerenciais, pois colaboradores que exerciam funções nas áreas de operações e manutenção estavam entre alguns dos maiores usuários. Esse engajamento do pessoal de campo, que começou a procurar quase instantaneamente uma gama de conteúdos educativos, superou qualquer expectativa da equipe de aprendizagem e desenvolvimento da estatal colombiana de petróleo e gás.

“Eles pesquisavam assuntos relacionados ao trabalho, mas não ligados diretamente aos cargos que ocupavam. Isso foi um enorme insight para nós. Alguns conteúdos eram obrigatórios, e eles estavam concluindo todos. Só que eles também estavam explorando novos conteúdos. Algumas pessoas consumiam os conteúdos durante os turnos da noite, já que a atividade da refinaria é menos intensa”, conta Monica Santos, líder de escolas da Universidad Ecopetrol.

Descobrir novas formas de engajar — ou reengajar — colaboradores de campo pode alavancar a satisfação com o trabalho, preservar os pilares do negócio e dar autonomia às equipes para que a sua organização embarque em novas direções, segundo a Training Industry.

No entanto, o engajamento do pessoal de campo costuma ficar de lado. E a área de aprendizagem e desenvolvimento pode desempenhar um importante papel para corrigir essa falha.

“Embora os colaboradores de campo tenham uma grande responsabilidade no atingimento de metas mais amplas e na concretização dos valores das empresas, é comum que eles careçam das ferramentas e soluções digitais necessárias”, observa a Training Industry.

De fato, um estudo da Forrester encomendado pela Microsoft descobriu que apenas 23% dos colaboradores de campo têm acesso às tecnologias necessárias para executar suas funções. E, mesmo quando esse acesso existe, é comum que falte treinamento sobre como usar as ferramentas.

Em março, a Harvard Business Review analisou por que colaboradores de campo estão pedindo demissão apesar de haver um aumento salarial de 7% a 10% desde o início da pandemia de COVID-19. Segundo a revista, a culpa é a qualidade dos relacionamentos com a gestão. Entre as soluções apresentadas, a publicação recomenda que as empresas deem atenção às oportunidades de aprendizagem: “Nem mesmo uma gestão espetacular das funções de campo será suficiente para manter todos os colaboradores satisfeitos e engajados se faltarem outros sistemas e estruturas de RH. As empresas também precisam investir em programas de integração e desenvolvimento de habilidades e disponibilizar tempo para que a força de trabalho os utilize.”

Em nosso mais novo estudo de caso, analisamos como a Ecopetrol usa a Degreed para engajar colaboradores como Luis Giovanny Barbosa Arias, da Refinaria de Barrancabermeja, que acessou com facilidade vídeos, documentos e artigos breves para nortear a aprendizagem, interagir com colegas e compartilhar os novos conhecimentos. Batizada de GEnius (inspirada pelas letras “G” e “E” do Grupo Ecopetrol), a plataforma viabilizada pela Degreed está disponível para todos os colaboradores. Ela é um elemento essencial das iniciativas da estatal que visam preparar a força de trabalho para uma mudança do mercado mundial, que está deixando de lado a produção de combustíveis fósseis para adotar fontes de energia alternativas e mais sustentáveis.

Veja no nosso estudo de caso como a Ecopetrol usa a Degreed para:

  • Engajar colaboradores de campo
  • Disponibilizar rapidamente conteúdos educativos necessários para os gestores
  • Inspirar os colaboradores a controlar o próprio desenvolvimento
  • Apoiar a inovação e as metas estratégicas de negócios de longo prazo

“Nossa intenção foi gerar conexão a partir das emoções. Reforçamos de diversas maneiras a importância do reskilling e do upskilling. A mensagem que ficou foi: ‘se você ama o seu trabalho e esta empresa, fique conosco, mas não fique para trás’”, explica Jorge Rojas Aldana, coordenador de planejamento e gestão de aprendizagem da Ecopetrol.

Leia a história completa

Baixe o estudo de caso e saiba como a Ericsson alinhou aprendizagem com objetivos de negócios. Ou entre em contato com um representante da Degreed para saber como impulsionar a aprendizagem na sua organização.