Foram cinco categorias, 31 candidaturas e 12 grandes vencedores.
O prêmio Degreed Visionary Awards 2024 teve sua segunda cerimônia de entrega de troféus para celebrar clientes da Degreed de diferentes partes do mundo que estão promovendo o desenvolvimento de habilidades e da força de trabalho de maneiras inovadoras, produtivas e envolventes.
“Recebemos muitas candidaturas incríveis, o que prova a dedicação, o planejamento e esforço que os nossos clientes dedicam a seus programas de T&D ao longo de todo o ano”, comemora a coapresentadora da cerimônia Michelle Vock Laboy, vice-presidente de sucesso do cliente de Academias e Marketplace de Conteúdos da Degreed. “Reconhecemos que há muito trabalho envolvido nessas candidaturas, mas há muito mais energia dedicada ao desenvolvimento desses programas de aprendizagem para, de fato, criar um sistema campeão de aprendizagem, desenvolvimento e gerenciamento de habilidades. Para nós, é uma inspiração e um orgulho celebrar todas essas iniciativas brilhantes, e somos extremamente gratos por termos essa oportunidade”, observa Laboy.
As candidaturas tinham alguns pontos em comum, como a noção de que, para fazer um programa de T&D evoluir, é preciso identificar sua situação, assimilar o que ela significa e, a partir disso, promover o crescimento. Já sentiu essa necessidade na sua organização? Esperamos que as histórias dos vencedores de 2024 tragam um pouco de inspiração para você.
Os vencedores do Degreed Visionary Awards 2024 foram anunciados no início de março durante o Degreed LENS, nossa principal conferência anual que este ano aconteceu em Houston. A seguir, apresentamos as organizações vencedoras dos troféus de Ouro, Prata e Bronze de cada categoria, e também o The David Blake Award: Learner of the Year (Prêmio David Blake: Aprendiz do Ano) de 2024, que reconhece o crescimento excepcional de um usuário da Degreed.
Learning Technology Launch of the Year
A categoria Learning Technology Launch of the Year (Lançamento de Tecnologia de Aprendizagem do Ano) reconhece uma conquista excepcional na implementação de um produto da Degreed.
Ouro: BNY Mellon
O banco de Nova York precisava oferecer a seus aprendizes um jeito fácil de encontrar os materiais educativos certos e de avaliar suas habilidades a fim de prepará-los para o futuro. Para lançar a Degreed LXP+, os líderes de aprendizagem priorizaram a organização de engenharia, composta por 12 mil colaboradores. Aplicando práticas ágeis, o banco criou seis campanhas de lançamento antecipado e lançou a plataforma para todos em seguida. Além disso, a plataforma Academias da Degreed foi lançada para mais de 250 participantes.
O júri concedeu o troféu de Ouro ao BNY Mellon devido à expressiva economia de custos de 38%, conquistada com a otimização dos conteúdos pela Degreed, e também pelos 3.261 aprendizes ativos que a plataforma atraiu nas primeiras 48 horas após o lançamento.
Do kickoff ao lançamento, “levamos menos de um ano”, conta Judy Arruda, vice-presidente de aprendizagem e desenvolvimento global. “E seguimos a metodologia ágil, com 10 fluxos de trabalho com foco na iniciativa. Não envolvemos apenas o pessoal de T&D. Contamos com os parceiros certos de áreas como negócios, TI, comunicações, entre outras”, detalha Arruda.
Um dos motivos para o BNY Mellon ter implementado a Degreed foi o fato de os colaboradores não saberem onde encontrar os materiais de aprendizagem. Como relata Arruda: “Era confuso. Um dos grandes benefícios que a Degreed já nos trouxe foi servir de porta de entrada para toda a aprendizagem do banco. E isso está em sintonia com os investimentos que fazemos em nossos talentos… além de ser algo que também atrai talentos”.
Prata: bp
A equipe de gestão de talentos da gigante londrina da área de petróleo e gás buscava alinhar as habilidades, paixões e objetivos dos colaboradores à visão da empresa. Pensando nisso, a bp criou o programa Workforce of the Future para alavancar o potencial dos colaboradores, personalizar a aprendizagem e proporcionar experiências mais relevantes por meio de uma cultura de lifelong learning.
Iniciada com um programa piloto para 7 mil pessoas, a implementação total da Degreed passou a atender 42.000 colaboradores três meses depois. Desde então, 89% dos aprendizes já classificaram pelo menos uma habilidade, e mais de 60% deles se conectam à plataforma pelo menos uma vez por mês.
Nota: esta categoria não concedeu um troféu Bronze este ano.
Learning Marketer of the Year
A categoria Learning Marketer of the Year (Marketing de Aprendizagem do Ano) reconhece uma conquista excepcional na adoção e uso da Degreed.
Ouro: Innovapost
Os colaboradores da empresa de gestão de serviços de TI sediada em Ottawa, no Canadá, têm um lema: Ninguém fica para trás. Para a equipe de T&D, isso quer dizer que todos devem ter oportunidades para aprender e desenvolver habilidades, e a empresa investe em parceiros que são referência no setor de aprendizagem para atender às necessidades do quadro de pessoal.
Para promover essas iniciativas, a equipe de aprendizagem adotou diversas táticas, como desafios de conclusão e classificação de habilidades, momentos dedicados à aprendizagem e uma gama de comunicados. Com isso, a empresa conquistou uma taxa de adoção da plataforma da Degreed de 100% em 2023. Para a liderança, essa façanha contribuiu para a taxa de retenção de colaboradores de 97% da organização no mesmo ano.
Prata: Regions Bank
Com sede em Birmingham, no Alabama, o banco propôs aos colaboradores um desafio de cinco dias com o objetivo de promover os benefícios e os recursos da Degreed. Para isso, foram realizadas sessões informativas diárias de até 10 minutos com foco em upskilling, reskilling, planejamento de carreira e desenvolvimento pessoal. A campanha foi veiculada por diversos canais de comunicação corporativa, inclusive com podcasts diários.
Os líderes de aprendizagem superaram a meta de participação em mais de 10 vezes, e o uso da Degreed deu um salto de 50%.
Bronze: KPMG Brasil
Os colaboradores estavam tendo dificuldade para encontrar materiais educativos entre tantos pontos de acesso na empresa de consultoria brasileira. Após a implementação da Degreed, era preciso promover a plataforma para 4 mil pessoas em 25 escritórios em nove estados.
As atividades de lançamento combinaram um evento virtual online e eventos presenciais com a presença de integrantes da alta administração que ajudaram a demonstrar e a recomendar a plataforma. Com isso, os colaboradores classificaram milhares de habilidades. Quase 75% dos colaboradores são usuários ativos da Degreed, e cerca de 400 recém-contratados já desfrutaram de uma nova experiência de integração.
Business Performance Program of the Year
A categoria Business Performance Program of the Year (Programa de Desempenho Empresarial do Ano) reconhece conquistas excepcionais no uso da Degreed para melhorar resultados estratégicos das organizações.
Ouro: TD Bank
O TD Bank criou o programa FutureNow para ajudar 95 mil colaboradores a desenvolver habilidades alinhadas às prioridades do banco. A iniciativa oferece conteúdos educativos para toda a instituição com foco nas habilidades mais importantes para os negócios por meio de diversas modalidades, dentre as quais está a Degreed. Os líderes de aprendizagem promoveram o programa por diversos canais, como gestão de pessoas, gestores, e-mails, linhas de negócios, RH e T&D.
O júri ficou impressionado com a abordagem “desenvolver uma vez para muitos usarem” em relação aos recursos educativos, o que permitiu que a empresa criasse uma forma mais escalável e econômica de fazer o upskilling de seus 103 mil colaboradores.
“Criamos uma estrutura de aprendizagem corporativa para sustentar a estratégia do FutureNow”, conta Dave Woeller, vice-presidente associado de recursos humanos, design empresarial e tecnologias de aprendizagem digital.
Entre os pilares dessa estrutura, “qualquer assunto ou conteúdo que desenvolvemos precisa ter relevância para as 25 linhas de negócios a que atendemos e estar alinhado à estratégia do banco”, revela Woeller.
“O programa FutureNow nos permite de fato respirar a filosofia de ‘desenvolver uma vez para muitos usarem’, que nos deixa mais eficientes, garante que os nossos recursos sejam direcionados para o que tem a máxima prioridade e ainda reduz a duplicidade de conteúdos e a confusão para os nossos aprendizes.”
Prata: KPMG Global
Os líderes de aprendizagem da empresa de consultoria internacional aumentaram a autonomia dos colaboradores ao oferecer acesso a oportunidades de lifelong learning valorizadas pela alta administração.
A KPMG Global concedeu acesso a trilhas e planos de aprendizagem desenvolvidos internacionalmente para garantir que orientações especializadas cheguem a todas as filiais. Com isso, mais de um milhão de itens de aprendizagem foram concluídos em 2023, e mais de 300 mil habilidades foram classificadas por mais de 100 mil colaboradores, com uma média de 72% de usuários recorrentes na plataforma em 95 países.
Bronze: Allianz
Sediada em Munique, na Alemanha, a empresa de serviços financeiros alcançou 17 mil líderes com seu principal programa de aprendizagem. O objetivo é capacitar os colaboradores com habilidades amplamente reconhecidas — em tecnologia, gestão de mudanças, liderança inclusiva, coaching de bem-estar e muitas outras —, a fim de ajudá-los a lidar com as constantes mudanças de um mundo cada vez mais digital.
Em 2023, a Allianz analisou o progresso dos participantes e descobriu que, juntos, eles já concluíram 1,2 milhão de horas de aprendizagem.
Learning Innovator of the Year
A categoria Learning Innovator of the Year (Inovação em Aprendizagem do Ano) reconhece conquistas excepcionais no uso inovador e criativo da Degreed em casos como iniciativas específicas de aprendizagem, projetos de diversidade e inclusão, estratégias de desenvolvimento de habilidades e programas de aprendizagem para gestores ou líderes.
Ouro: Exness
Sediada em Chipre, a Exness revolucionou o desenvolvimento dos colaboradores com a Degreed LXP. Um ano após a implementação, a fintech adotou um modelo de treinamento orientado por dados que se alinha às diversas aspirações profissionais dos colaboradores.
Utilizando matrizes para mapear habilidades e níveis de proficiência, a Exness é eficaz para criar um inventário das competências de sua força de trabalho e, assim, adaptar os serviços de treinamento de modo a sanar lacunas e atender aos objetivos organizacionais.
“A Exness cresceu bastante dois anos atrás. Quase dobramos o nosso quadro de pessoal”, relembra Dmitry Shevchenko, gerente de T&D online. “Em decorrência desse acelerado crescimento orgânico, nossa estrutura ganhou bastante complexidade”, pontua.
A liderança percebeu que muitas pessoas em diferentes cargos estavam desempenhando funções muito parecidas. “Esse foi o primeiro problema que queríamos resolver”, conta Shevchenko. “Outro ponto era a forma como tomávamos decisões na área de T&D. Nosso estilo era mais clássico e reativo, mas queríamos mudar isso para que as nossas decisões fossem mais relevantes”, acrescenta.
Prata: Bell Canada
A empresa canadense de telecomunicações tem uma universidade virtual corporativa que oferece oportunidades para que os colaboradores desenvolvam as habilidades necessárias para conquistarem novas funções de gestão. A Bell U Academy ajuda os colaboradores a obter os títulos e qualificações profissionais nas áreas de TI que apresentam uma alta demanda. A plataforma da Degreed é uma peça-chave desse programa.
Após três anos e quase 500 colaboradores formados, o programa conseguiu aumentar a representatividade feminina nas áreas de alta tecnologia da Bell, promoveu uma melhora nas taxas de retenção e engajamento, garantiu desempenhos mais altos, viabilizou a mobilidade profissional e gerou uma economia para a empresa em relação ao processo de recrutamento. O retorno sobre o investimento disso tudo é estimado em impressionantes US$ 18 milhões.
Bronze: CI&T
A universidade corporativa da CI&T queria fortalecer a imagem da empresa como uma organização com foco em habilidades, na qual as competências individuais são a base do crescimento coletivo e do sucesso constante. Para isso, os líderes de aprendizagem criaram comunidades especializadas com foco em aprendizagem, treinamento e inovação, gerando novas ofertas de negócios em diferentes áreas. Eles também identificaram lacunas de habilidades e esclareceram para os gestores a ideia de upskilling. Ao longo de todo esse processo, eles estão usando a plataforma da Degreed para ajudar os colaboradores a se concentrar em assuntos que estão em alta, como a IA generativa. A Degreed passou a ser o centro das iniciativas de desenvolvimento de habilidades da empresa.
The David Blake Award: Learner of the Year
Levando o nome do cofundador e CEO da Degreed, o prêmio The David Blake Award: Learner of the Year (Prêmio David Blake: Aprendiz do Ano) reconhece conquistas excepcionais de alguém que usa a Degreed para desenvolver habilidades e avançar profissionalmente.
Vencedor: Brandon Konecny, Checkr
Utilizando um auxílio-educação anual gerenciado pela plataforma Marketplace de Conteúdos da Degreed, Brandon Konecny, um experiente advogado das áreas de direito empresarial e regulação, aprimorou suas habilidades de compliance e direito publicitário comprando diversos livros que ajudassem no seu desenvolvimento contínuo. A flexibilidade da empresa para oferecer oportunidades de aprendizagem deu a Brandon autonomia para conduzir sua aprendizagem. Com isso, ele passou a aplicar novas habilidades na função que desempenha na Checkr, assumindo ainda mais responsabilidades.
Quer saber mais?
Assista à cerimônia do Degreed Visionary Awards 2024 na íntegra (disponível apenas em inglês).
E veja também A Visionary View: Ask Award-Winners Anything, um papo com os vencedores Ouro do Visionary Awards durante o Degreed LENS 2024, já disponível on demand (apenas em inglês).