A aprendizagem requer mais do que uma simples plataforma de experiência de aprendizagem (LXP). Ponto. Não temos medo de dizer isso. Sempre defendemos e continuaremos defendendo a ideia da aprendizagem por opção, e nos tornamos a LXP nº 1 do mercado por necessidade.
No entanto, o mundo do trabalho precisa de algo a mais, e estamos prontos para atender a esse chamado.
“Somos a primeira plataforma capaz de realmente atender as necessidades internas da sua organização, e não vamos parar por aí”, avisa David Blake, CEO e fundador da Degreed, no nosso último Vision.
As previsões para uma nova década no campo da aprendizagem
Em 2012, conteúdos informativos estavam por toda parte, mas não necessariamente isso era bom. Imagine um armazém enorme, com pilhas de caixas e papéis até o teto; esse era o equivalente da quantidade exagerada de conteúdos educativos disponíveis na internet: tão desorganizada e incontrolável que beirava a inutilidade. Blake percebeu esse desafio e usou sua paixão pela educação e pela reformulação da aprendizagem para criar uma oportunidade.
“O mundo teve um boom de conteúdos, e a resposta da Degreed foi juntar tudo na nossa plataforma de experiência de aprendizagem”, lembra Blake.
Agora, viajamos 10 anos para o futuro, em 2022: a Degreed está mais madura e maior. No entanto, ainda guardamos a mesma paixão pela aprendizagem permanente, o mesmo interesse pela inovação e pela solução de problemas, e — coincidentemente — o mesmo CEO. Tudo o que fizemos para compilar, organizar e acompanhar os conteúdos pretendemos usar agora para lidar com os dados sobre habilidades.
Por que trabalhar com os dados sobre habilidades?
As pessoas desenvolvem e usam suas habilidades. As empresas contam com os conjuntos de habilidades de sua força de trabalho para alcançar resultados comerciais. As habilidades são o ponto em comum entre as pessoas e as empresas, fazendo com que os dados sobre habilidades sejam a língua franca e o elemento que entrelaça esses dois polos. Cada vez mais essa união faz parte do dia a dia de qualquer organização que queira colaboradores satisfeitos e objetivos alcançados.
“Hoje, existimos em um mundo onde a defasagem de habilidades cresce em um ritmo mais acelerado do que a capacidade do ser humano de aprender. Isso nos coloca em uma posição em que não podemos mais ter a expectativa de contratar todas as habilidades de que precisamos. No futuro, as empresas terão que desenvolver as habilidades para terem suas necessidades atendidas”, analisa Blake.
Para que o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores ocorra de forma efetiva, é preciso ter em mãos dados robustos sobre quais habilidades a força de trabalho da sua empresa tem e de quais habilidades ela precisa. Neste exato momento, é bem possível que esses dados estejam bagunçados, segmentados entre várias plataformas e sem nenhuma uniformidade. E, mesmo que sua empresa já tenha tentado juntar esses dados, a falta de padronização torna tudo caótico e difícil de entender.
Planejamos atualizar o nosso sistema para compilar todos esses dados e, como Blake bem disse, “disponibilizá-los a você falando a sua língua”. Transformar os dados sobre habilidades em uma língua franca aproximará mais do que nunca a aprendizagem dos resultados comerciais.
Como faremos isso? Todos os nossos atos hoje estimularão os resultados que a sua empresa verá no futuro.
Quais serão os próximos passos da Degreed?
Estamos nos concentrando em três frentes principais:
- Promoção da utilidade dos dados sobre aprendizagem e das estatísticas sobre habilidades
Hoje, as tecnologias de aprendizagem e talentos são complexas. Os dados podem vir de HCMs, LMSs, LXPs, provedores de conteúdos ou de plataformas de qualquer outro tipo. Além disso, há diferenças entre métricas e avaliações: enquanto uma plataforma define um nível de habilidade como “proficiente”, outra pode se referir a ele como “cinco” e outra ainda como “incompleto”.
Simplificaremos esses sistemas para que a sua empresa tenha em mãos insights práticos — ou, parafraseando Blake, “falando a sua língua”.
Uma grande inovação como a padronização dos dados sobre habilidades é um objetivo que demorará a ser alcançado, mas algumas das nossas ações já apresentam efeitos práticos. Por exemplo, diversificamos o nosso ecossistema para que todos os seus sistemas favoritos possam se concentrar em um só lugar, a Degreed.
2. Fortalecimento de um ecossistema conectado
Para que a Degreed se torne o seu centro de dados, nossas parcerias externas precisam incluir uma gama de fontes de dados. Avançamos bastante em 2022 neste sentido desenvolvendo integrações com organizações como Eightfold, Phenom, SAP, Workday, dentre outras.
Essas parcerias nos ajudam a unir forças com diversos marketplaces de talentos, provedores de conteúdos, HCMs e muito mais, tudo para beneficiar a sua empresa. E, como é de se esperar da Degreed, não pretendemos parar por aí.
Sua empresa pode continuar coletando os dados nas plataformas e do jeito que quiser, e nós estaremos lá para transformar o que você já tem em estatísticas capazes de realizar o sonho de qualquer pessoa responsável por tomar decisões.
3. Ativação da aprendizagem da força de trabalho
Para ativar a aprendizagem da força de trabalho, será preciso ter ferramentas e estratégias com a robustez necessária para atender a sua organização. Em tecnologia, tarefas manuais são inimigas da agilidade. Por isso, trabalharemos mais na automação de segmentação de grupos. Sua força de trabalho é dinâmica, por isso, queremos que os seus controles e fluxos de trabalho consigam acompanhar esse ritmo acelerado.
“Os colaboradores e suas funções estão em constante mudança, portanto é um desafio manter os grupos organizados toda vez que uma mudança acontece”, observa Nag Chandrashekar, diretor de produto da Degreed.
Em vez de criar e manter centenas de grupos de administração, será possível atribuir aos usuários funções, habilidades e grupos a partir de um recurso simples e intuitivo de criação de regras. Com essa novidade, os gestores dos sistemas poderão melhorar a personalização com mais facilidade e em menos tempo.
“A personalização é fundamental para estimular o engajamento”, destaca Chandrashekar.
Vale observar que essa automação não é o único jeito de promover o engajamento. Planejamos acabar com a necessidade de as equipes de aprendizagem e desenvolvimento estimularem o engajamento por chat e e-mail. Esse trabalho enfadonho será substituído por lembretes e campanhas automatizados enviados dentro da própria Degreed.
Também melhoraremos os processos de criação de conteúdos, curadoria, pesquisa e hospedagem. Por exemplo, ficará mais fácil e mais rápido criar planos e trilhas com decisões sobre publicações e requisitos mais enxutos. E mais: queremos que a criação de conteúdos ofereça o máximo de fluidez e personalização. Um passo que já demos foi a melhoria da funcionalidade de pesquisa para que os colaboradores ganhem mais tempo para aprender.
Experiências de aprendizagem mais profundas
Embora ainda esteja em curso, nossa aquisição da Learn In pode ser a cereja do bolo. A plataforma ajuda o aprendiz a evoluir, mostrando resultados mensuráveis de desenvolvimento de habilidades. Diferente da aprendizagem cotidiana que a Degreed oferece, a Learn In compila o acesso a certificações, cursos longos e aprofundados, academias corporativas personalizáveis para cada empresa, opções flexíveis de benefícios educacionais e muito mais.
A entrada em cena desse elemento fantástico no nosso ecossistema de aprendizagem refina ainda mais os nossos três focos: a integração da Degreed com a Learn In simplificaria seu ecossistema de aprendizagem por unir a aprendizagem do dia a dia com um desenvolvimento profundo de habilidades, ofereceria mais opções de aprendizagem fáceis de usar e ajudaria a automatizar a curadoria de conteúdos e os benefícios educacionais.
Que cara a aprendizagem abrangente tem hoje?
O futuro guarda muitas oportunidades, mas o nosso jeito de aprender hoje será fundamental para os resultados que conseguiremos alcançar. Então, como é usar a Degreed e a Learn In hoje?
Quem combina o uso da Degreed e da Learn In tem ainda mais foco nas oportunidades de aprendizagem, no engajamento dos colaboradores e na agilidade.
“Não dá para prever tudo o que pode acontecer, mas, se você consegue estimular nos colaboradores a sagacidade, a curiosidade, a vontade insaciável de aprender e de desenvolver as habilidades deles, além de ajudar os colaboradores, você estará beneficiando a organização, seus clientes e a sociedade, que estarão mais preparados para o mundo do trabalho que teremos no futuro”, analisa Gina Jeneroux, diretora de aprendizagem do Bank of Montreal (BMO) Financial Group, um cliente da Degreed e da Learn In.
Pensando nisso, o BMO tinha interesse em investir na aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar para estimular a curiosidade entre os colaboradores, e foi aí que eles encontraram a Degreed. Depois, a equipe do BMO precisava de profundidade para garantir que o desenvolvimento de habilidades fosse completo e relevante, um objetivo conquistado com a contratação da Learn In.
Ao combinar essas duas soluções, o BMO conseguiu cobrir todo o espectro das oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades, sempre coletando dados e insights para embasar melhor decisões sobre talentos.
Como Blake diz, no futuro, pouco importará quando ou onde suas habilidades foram desenvolvidas, o importante é ter conseguido desenvolvê-las. Cabe a todos nós, profissionais da área de aprendizagem e desenvolvimento, adequar a aprendizagem às necessidades das nossas empresas e alcançarmos resultados relevantes.
Nossos objetivos sempre serão ambiciosos, mas não conseguiremos alcançá-los sem você.
“Nosso desejo é que o mundo possa aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, e que essa possibilidade realmente faça a diferença”, finaliza Blake.
Saiba mais sobre a Degreed
A criação de uma cultura de aprendizagem positiva pode ser um grande desafio, mas todo o tempo e o esforço dedicados a isso podem beneficiar a sua organização com colaboradores mais engajados, dados mais robustos sobre habilidades e uma força de trabalho mais experiente.
Será um prazer conversar com você sobre a estratégia de aprendizagem e desenvolvimento da sua empresa e como a Degreed pode ajudar a alcançar o sucesso.
Este post foi atualizado em 21/11/2022 com novas informações e conteúdos. O post original foi publicado em 17/11/2022.