Grandes desafios demandam soluções estratégicas. Com a chegada do novo ano, é certo dizer que equipes de aprendizagem do mundo todo estão mergulhadas em reuniões de planejamento. Todas querem ter certeza de que conseguirão alcançar bons resultados ao longo dos próximos 12 meses.
Em algum momento, o assunto “tecnologia” virá à tona e, provavelmente, alguém questionará os méritos de uma plataforma de experiência de aprendizagem (LXP, na sigla em inglês) com perguntas como: “Essa solução ainda cabe no nosso mix de tecnologias de aprendizagem?”, “Precisamos mesmo de uma LXP se nunca compramos uma solução dessas em 10 anos?” ou “Para que serve uma LXP?”.
Para organizações que prezam pelo sucesso da área de aprendizagem e desenvolvimento, ter uma LXP em 2024 é mais importante do que nunca.
Para as equipes de aprendizagem, os últimos 12 meses foram de tempestade turbulenta. “As equipes precisaram lidar com um mercado de tecnologia de aprendizagem cada vez mais confuso, e ainda com a pressão dos diretores executivos de gerar mais impacto nos negócios, mas com orçamentos menores”, analisa Todd Tauber, vice-presidente sênior de estratégia da Degreed.
Cada vez mais os líderes querem que a aprendizagem seja baseada em dados para facilitar a oferta de oportunidades que desenvolvam as habilidades de que suas empresas precisam.
“As plataformas de aprendizagem estão evoluindo, especialmente as LXPs, que estão deixando de ser apenas máquinas de agregação de conteúdos e se transformando em um elemento que conecta a inteligência e o talento da força de trabalho a marketplaces internos, sistemas de HCM e análises de dados de pessoal”, continua Todd.
Acalmando a tempestade: engajamento, suporte, impacto
Pode ser que a sua empresa precise melhorar os processos de upskilling e reskilling indo aonde as pessoas estão, com uma comunicação mais clara e menos suposições, de modo que os colaboradores possam aprender o que precisam e quando precisam, sempre para agregar mais valor.
Talvez vocês queiram explorar ou adotar de vez os dados sobre habilidades para identificar lacunas de habilidades e oferecer aprendizagem orientada a resultados para sanar essas lacunas. E, quando um colaborador levantar a mão e disser “Estou preparado para uma nova oportunidade”, vocês querem que a equipe de aprendizagem saiba que isso é verdade e que a empresa também está pronta para dar esse passo.
Se sua organização for como as outras, vocês estão em busca de oferecer jeitos mais fáceis para os gestores desenvolverem e liderarem equipes de excelência, descobrirem habilidades na equipe e alavancar os pontos fortes dos colaboradores. Portanto, seria ótimo ter uma ferramenta que facilitasse essa colaboração, uma solução que oferecesse continuamente os conteúdos mais relevantes de acordo com os pontos fortes e fracos dos usuários.
Talvez preparação para o trabalho esteja no topo da sua lista de pendências. Não seria incrível oferecer aos colaboradores trilhas com conteúdos selecionados, como vídeos, cursos, podcasts, livros e muito mais, adaptadas para atender às necessidades imediatas de desenvolvimento de habilidades das suas equipes ou departamentos?
Se alguma dessas possibilidades fizer o seu olho brilhar neste novo ano, saiba que há espaço para uma LXP na sua organização.
Objetivos gerais: prepare-se para ter uma LXP
A tecnologia está no cerne da estratégia de aprendizagem. As forças e tendências que fazem da LXP uma ótima solução em 2024 refletem isso. Veja alguns detalhes mais a fundo:
- Aprendizagem no fluxo de trabalho. Oferecer possibilidades envolventes de desenvolvimento que estejam disponíveis durante o dia de trabalho é a aposta mínima de qualquer organização, segundo Nehal Nangia, diretora de pesquisas da The Josh Bersin Company. “Ao criarem as experiências de aprendizagem certas e desenvolverem habilidades críticas para o futuro, as organizações de aprendizagem podem auxiliar os colaboradores a aumentarem o potencial de crescimento. Além disso, ao oferecer destaque a trilhas em que os colaboradores podem aplicar habilidades recém-adquiridas e as experiências para avançarem dentro da organização, elas ajudam os colaboradores a crescerem ao mesmo tempo que desenvolvem talentos fundamentais para as necessidades do futuro”, pontua Nangia.
- Desenvolvimento de habilidades com relevância, agilidade e eficácia. As formas tradicionais de prever as necessidades de habilidades já não funcionam mais. Os líderes de negócios precisam de estratégias dinâmicas de habilidades, segundo a Gartner. Para isso, é preciso entender as mudanças de habilidades enquanto elas estiverem acontecendo e desenvolver habilidades na hora da necessidade. É importante também criar canais de comunicação entre a empresa e a força de trabalho para compartilhar informações sobre habilidades, permitindo que os colaboradores desenvolvam habilidades com mais precisão, alinhadas às necessidades da organização.
- Upskilling em larga escala para a transformação digital. A necessidade de proficiência em tecnologias digitais é enorme, segundo a PWC. “O upskilling em larga escala é fundamental para manter a competitividade das empresas, a estabilidade social e a qualidade de vida para milhões de pessoas. E tudo começa por aprender a aprender”, afirma a publicação da PWC.
- Uma visão de ecossistema. O design dos seus sistemas pode determinar a sinergia (ou a falta dela) entre os diferentes elementos que formam a estrutura tecnológica de aprendizagem da sua organização. O design também pode definir se sua empresa está preparada para encarar desafios e mudanças e como ela funciona no dia a dia. Um ecossistema aberto de aprendizagem consegue crescer com a sua organização e conectar as ferramentas que vocês já usam. Quando surgirem novos desafios e oportunidades, será fácil e rápido adotar novas ferramentas inovadoras.
Uma boa LXP: aceleração inteligente da força de trabalho
Uma boa LXP pode fazer muito mais do que servir de porta de entrada para conteúdos educativos, envolver os colaboradores e fomentar a cultura de aprendizagem na sua empresa. Todas essas possibilidades são grandes características que ajudaram a aumentar a popularidade das LXPs ao longo dos últimos dez anos, e todas elas continuam sendo ótimos benefícios. Só que hoje é possível ir muito além.
Uma LXP de elite unifica o ecossistema de tecnologias de aprendizagem de uma empresa, permitindo que a equipe de aprendizagem e desenvolvimento ofereça a seus colaboradores conteúdos de diferentes fontes que estão sempre disponíveis e com um altíssimo grau de personalização. Ao fazer isso, a solução gera para os líderes de aprendizagem e de negócios um enorme volume de dados sobre os colaboradores e suas habilidades que podem embasar decisões de negócios inteligentes e estratégicas.
Como fica toda essa união? Uma LXP de qualidade consegue integrar o LMS usado na empresa, por exemplo, além de outras soluções de aprendizagem e de pessoas. Por ficar na camada mais alta da estrutura tecnológica de aprendizagem da organização, a LXP intensifica as interações, aceita automações e gera visualizações de estatísticas sobre aprendizagem com base em análises de dados básicas, permitindo que os líderes de aprendizagem reduzam a sobrecarga administrativa e criem os tipos de experiências essenciais para o sucesso no cenário econômico atual. Essa consolidação pode se transformar em economia, já que as equipes de aprendizagem e desenvolvimento ganham a capacidade de identificar e eliminar conteúdos que não estão sendo mais usados.
Além disso, uma boa LXP é projetada para ser adaptável em larga escala, a fim de ajudar colaboradores autônomos a pesquisar e acessar conteúdos com facilidade no fluxo do trabalho, estejam eles no escritório ou em qualquer outro lugar. Uma boa LXP promove a aprendizagem social, conectando as pessoas por meio de recursos e funções. A PointClickCare é uma cliente da Degreed e lá, por exemplo, os líderes de aprendizagem usaram dados de habilidades para conectar pessoas interessadas em aprender novas habilidades a mentores. O Skill Coach, ferramenta da Degreed que ajuda na colaboração entre líderes e colaboradores, ajudou a intermediar essas conexões.
Funcionamento harmônico para cada público
Para os colaboradores, a LXP oferece uma experiência em que a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades são envolventes, produtivos e contínuos.
Já para o pessoal de aprendizagem e desenvolvimento, eles têm um único lugar onde podem trabalhar com mais eficiência.
Peguemos como exemplo a plataforma da Degreed. Cada usuário final tem uma página inicial exclusiva com recomendações de itens de aprendizagem personalizadas de acordo com suas habilidades (por exemplo, conteúdos, tarefas desafiadoras, mentorias, entre outras possibilidades). Quanto mais personalizadas forem as recomendações de aprendizagem, mais relevantes e impactantes elas serão para cada colaborador. Isso significa que equipes de aprendizagem que usam a nossa LXP conseguem proporcionar aprendizagem impactante (por meio de recomendações personalizadas), com agilidade (ou seja, de forma automática pela página inicial, sem demandar tarefas manuais da equipe de aprendizagem e desenvolvimento) e em larga escala (para todos os colaboradores que tiverem um perfil da Degreed).
Apoio à alta administração para fazer a empresa avançar
Atender às necessidades críticas de aprendizagem para apoiar a alta administração e influenciar resultados positivos de negócios — normalmente com um orçamento apertado e estagnado — é o grande desafio atual das equipes de aprendizagem. E, sim, as unidades de negócios com as quais a área de aprendizagem e desenvolvimento faz parceria e atende não costumam querer pagar por uma solução, mas querem definir como ela é usada. No meio disso tudo, a equipe de aprendizagem e desenvolvimento é responsável por congregar, coordenar e oferecer apoio contínuo e com um bom custo-benefício para que tudo funcione como desejado.
“Executar a pauta de CEOs quase sempre exige que o pessoal da organização adote novas maneiras de ver, pensar e agir. O sucesso requer aprendizagem em larga escala, com velocidade e onde ela será mais importante. Mas falar é fácil”, pontua James Fulton, chefe global de talentos e diretor executivo de aprendizagem do Goldman Sachs.
O segredo para atender a necessidades críticas: uma aprendizagem mais diversificada
Para aproveitar de fato o desenvolvimento dos colaboradores, as empresas precisam de três tipos essenciais de experiência de aprendizagem: treinamentos essenciais, aprendizagem no dia a dia e desenvolvimento de habilidades direcionado.
Os treinamentos essenciais são aquelas experiências educativas que a empresa precisa oferecer, como os treinamentos de compliance. A aprendizagem no dia a dia dá autonomia para que os colaboradores cresçam como quiserem. Já o desenvolvimento de habilidades direcionado engloba todas as experiências de aprendizagem que a sua empresa precisa oferecer para se manter competitiva.
Uma boa LXP beneficia essas três experiências fundamentais de aprendizagem. Alimentada por dados e unificando as tecnologias de aprendizagem em uso, a LXP ajuda a sua empresa a identificar as habilidades necessárias e a desenvolver as habilidades que a força de trabalho deseja e de que a organização precisa para atender a seus objetivos de negócios.
Quer saber mais?
Para saber mais a fundo como uma LXP pode ajudar na aprendizagem e na prosperidade de uma empresa, baixe o novo guia da Degreed Por que comprar uma LXP?