Não é novidade para ninguém que as habilidades estão mudando a um ritmo inédito. Costumávamos passar por treinamentos no início da carreira e usávamos as mesmas habilidades ao longo de toda a vida profissional. Hoje, a meia-vida de uma habilidade caiu para apenas cinco anos. Diante da pressão constante de estarem sempre aprendendo e aprimorando suas habilidades, mas sem um plano de carreira claro ou oportunidades de crescimento, os colaboradores estão trocando de empresa em média a cada cinco anos para progredirem em outro lugar. Essa situação é problemática tanto para empregadores quanto para os colaboradores. Tamanha rotatividade provoca perda de conhecimento organizacional, diminui as oportunidades de mentoria e gera altos custos devido à recorrência de recrutamento externo.
A Degreed está totalmente empenhada em resolver esse problema para frear a rotatividade de colaboradores. O primeiro passo crucial é vincular toda a aprendizagem a oportunidades de desenvolvimento profissional usando uma linguagem comum em todos os estágios do ciclo de desenvolvimento. Com isso, os colaboradores ficam mais motivados e cria-se um marketplace de talentos internos na sua organização.
Ao padronizar todos esses processos e usar a mesma unidade de medida de habilidades entre diferentes equipes, passa a ser possível combinar funções internas a oportunidades de aprendizagem, criando uma estrutura única que conecta aprendizagem, habilidades e crescimento profissional. Para transformar essa ideia em realidade, desenvolvemos o nosso mecanismo Skills I/O.
O que é um mecanismo Skills I/O?
Basicamente, trata-se de um sistema que combina aprendizagem e upskilling a oportunidades profissionais reais. Ele permite que líderes de talentos garantam que todas as atividades de aprendizagem e desenvolvimento possam ser aproveitadas por mapear as habilidades em alta e os projetos disponíveis na organização.
Historicamente, as equipes de recrutamento e de aprendizagem e desenvolvimento trabalhavam relativamente separadas. O Skills I/O pode ajudar a integrá-las ao comunicar os esforços de aprendizagem e desenvolvimento para embasar as iniciativas de recrutamento interno e externo, de mobilidade interna e de retenção de colaboradores.
Para quem estiver apenas começando a traçar uma estratégia que vincule aprendizagem e mobilidade, o Skills I/O ajuda na coleta de dados de referência sobre os colaboradores e, em seguida, estabelece uma taxonomia de habilidades, ou uma biblioteca de habilidades, derivada das habilidades mais comuns usadas em nossa plataforma.
Os clientes da Degreed já têm tudo isso na palma das mãos. Para quem já começou a catalogar as habilidades, basta importar a biblioteca para o Skills I/O seguindo estes passos em Gerenciar a Degreed:
Na aba Habilidades, vá em Gerenciar habilidades.
Para fazer o upload em lote da sua taxonomia de habilidades, selecione Atualizar habilidades no menu suspenso +Adicionar uma habilidade. No menu Atualizar habilidades, carregue o seu arquivo atualizado de habilidades para criar uma taxonomia padronizada. Sua biblioteca atualizada estará disponível para uso em poucos minutos. Não tem uma cópia do modelo? Tudo bem, basta baixá-lo diretamente do menu Atualizar habilidades.
Para acompanhar a evolução das habilidades na sua organização, é só adicionar novas habilidades e simplificar itens equivalentes um a um pelo mesmo menu +Adicionar uma habilidade do recurso de upload em lote.
Após carregar a biblioteca, você e seus administradores poderão gerenciá-la dinamicamente para que ela corresponda às habilidades atuais e às habilidades emergentes que sua equipe vem adquirindo e desenvolvendo. E, por conhecerem como ninguém suas funções, habilidades e necessidades, seus colaboradores podem usar o know-how que têm para adicionar habilidades conforme suas funções evoluem. Assim, o sistema da organização ficará tão vívido quanto a força de trabalho.
Com esse processo, é possível coletar em tempo real estatísticas extraordinárias sobre as habilidades da equipe. Mas tudo isso é só metade da equação.
Transforme suas estatísticas em ação
Poder monitorar em tempo real as habilidades disponíveis na organização é fundamental, mas isso só tem utilidade se os colaboradores e gestores puderem colocá-las em prática.
Depois que as habilidades estiverem no sistema, você poderá gerenciá-las e incluí-las em planos de ação. Com a aprendizagem atrelada a um conjunto padronizado de habilidades a serem desenvolvidas, é possível mapeá-las em projetos ou vagas em todas as funções da organização. Por exemplo, dá para desenvolver campanhas de upskilling para colaboradores, mapear habilidades em funções para ajudar a promover a mobilidade interna, agrupar funções em equipes e aproveitar seus talentos internos de forma mais eficiente.
E mais: se você levar esta linguagem comum da aprendizagem para projetos e funções, as equipes passam a ter uma ideia mais clara de quais habilidades são necessárias para alcançarem suas metas estratégicas.
Os membros da equipe têm acesso aos projetos em que podem colocar suas novas habilidades em prática, bem como podem mensurar e combinar suas habilidades às funções que almejam. Ao vincular aprendizagem e mobilidade, você garante que as suas equipes estejam preparadas para resolver os problemas atuais e futuros da empresa.
Pela primeira vez, é possível centralizar aprendizagem, habilidades e oportunidades profissionais para a sua força de trabalho.