A gente adora nosso smartphone, o robô aspirador e os assistentes que seguem comandos de voz. Por outro lado, assim como eu, talvez você esteja se perguntando como estar preparado para o mercado de trabalho em um futuro incerto. Pensamentos como “Será que um robô vai me substituir?” tomam conta da sua mente e você fica nervoso, imaginando se pode fazer alguma coisa para evitar que isso aconteça.
Você já leu artigos sobre todas as mudanças que a automação vai trazer para a força de trabalho e já percebe os efeitos da transformação digital na sua organização, mas não precisa entrar em pânico. A chave para se manter no mercado de trabalho de amanhã é mudar sua mentalidade de modo proativo e olhar para o futuro. Como chegar lá? Para começar, desenvolva hábitos.
As mudanças podem ser boas
Uma quarta revolução industrial bate à nossa porta, trazendo tremendas oportunidades e também enormes mudanças. O impacto prático em nossos empregos vai ser a automação de muitas tarefas de rotina, liberando nosso tempo para tarefas mais significativas. Teremos tempo para aplicar habilidades como pensamento crítico, criatividade, pensamento estratégico, solução de problemas e inteligência emocional, as chamadas “habilidades pessoais” ou, como eu prefiro dizer, “habilidades humanas”.
A inteligência artificial vai tornar alguns trabalhos obsoletos, mas também vai criar novos empregos. Ainda não podemos prever que empregos serão esses, mas podemos conferir a lista de habilidades para 2022 do Fórum Econômico Mundial. Na lista de habilidades emergentes, temos “estratégias de aprendizagem e aprendizagem ativa” em segundo lugar. Aposto que você nem imaginava que isso estaria na lista.
Além de falar das habilidades a serem desenvolvidas, o relatório do Fórum Econômico Mundial também oferece conselhos sobre como chegar lá. “É inquestionável que cada colaborador deve assumir a responsabilidade por seu desenvolvimento profissional e sua aprendizagem, para a vida toda”, Fórum Econômico Mundial, relatório o Futuro do Trabalho, de 2018.
A aprendizagem está em todo lugar
A pergunta de um milhão de dólares sobre essa questão é: como encontrar tempo para o desenvolvimento e virar um eterno aprendiz? A primeira etapa é reconhecer a importância de seu crescimento e desenvolvimento e transformá-los em prioridades. A segunda é fazer da aprendizagem um hábito.
Para começar, vamos entender melhor o que é a aprendizagem moderna. Você deve estar aprendendo e desenvolvendo habilidades todos os dias, sem perceber. Por exemplo: quando pesquisa como fazer algo no Excel ou pede a seu colega para animar seu PowerPoint. Talvez precise de uma estatística, encontrada online rapidamente, para finalizar um relatório. Essas atividades contam como aprendizagem.
A aprendizagem não se limita a estruturas formais, como cursos, oficinas ou palestras, e não precisa tomar muito tempo, como conseguir um diploma. Pode ser simples, como escutar a um podcast ao ir ou voltar do trabalho, ou terminar de ler um romance que você começou. Ler ficção pode ajudar a desenvolver a inteligência emocional e melhorar sua empatia — duas habilidades de liderança importantes.
Para facilitar o desenvolvimento de habilidades e a aprendizagem contínua, recomendo aproveitar o poder do hábito. Nosso cérebro funciona com padrões e hábitos, e os pesquisadores estimam que cerca de 40% de nossas atividades diárias sejam hábitos. Quando um comportamento se torna um hábito, seu cérebro poupa energia para outras tarefas.
Quando o cérebro identifica um novo hábito, o córtex pré-frontal transfere o controle para os gânglios da base, uma parte mais ancestral do cérebro, responsável por funções como aprendizagem de procedimentos, movimento ocular e emoções. Os gânglios da base seguem o padrão de comportamento (o hábito) que tinha sido definido pelo córtex pré-frontal, deixando este livre para fazer outras coisas.
O processo do progresso
Para chamar a atenção para esses hábitos (e recompensar a si mesmo por eles), vá além: acompanhe esse trabalho na Degreed. Você vai enxergar seu andamento e seu crescimento com o passar do tempo. Registre sua aprendizagem usando o Botão da Degreed e, para quem gosta de métricas, o perfil da Degreed também mostra o andamento.
Dúvidas sobre hábitos? Vamos nos aprofundar no tópico dos hábitos, como eles funcionam e como desenvolvê-los. Siga sua curiosidade e comece a desenvolver novos hábitos de aprendizagem. Mudando nossa mentalidade e aproveitando o poder do hábito, nos preparamos para as mudanças que estão por vir nos próximos anos, sem deixar de aproveitar as comodidades de uma casa inteligente.