Passamos muito tempo em contato com clientes, em congressos, lendo pesquisas do setor e navegando em blogs. Em todos os lugares, a expressão que sempre ouvimos sobre a situação atual da aprendizagem corporativa é “fora de sincronia”. Inclusive, em uma pesquisa que conduzimos recentemente com colaboradores e gestores em parceria com a Harvard Business Publishing, o Net Promoter Score médio entre os participantes com relação aos seus programas atuais de aprendizagem corporativa foi de -33 (em uma escala de 100 a -100). Esse resultado é suficiente para deixar qualquer um de cara feia.
Nossa pesquisa com certeza respalda a ideia de que não há sincronia entre as estratégias de aprendizagem corporativa e os colaboradores. E aqui vai uma informação da qual temos certeza: a forma como as pessoas aprendem no fluxo de trabalho e fora dele está passando por uma grande transformação.
A verdade é que a maioria dos colaboradores se dedica diariamente a aprender algo e de diferentes maneiras, sem ser necessariamente por um período determinado, em cursos ou salas de aula. Para estimular esse hábito, a área de aprendizagem e desenvolvimento deve promover e viabilizar o desenvolvimento autodirigido e o treinamento formal lançando mão de atividades de micro e macroaprendizagem.
Igualmente importante, nós, na qualidade de líderes de pessoas, temos de dar relevância à vasta gama de experiências e conteúdos de aprendizagem fazendo a curadoria dos recursos e ferramentas certos, contextualizando e projetando conexões e interações úteis. Chamamos essa combinação de capacidades e integrações de ecossistema de aprendizagem.
Talvez sua próxima pergunta seja: pelo que eu devo procurar e o que devo construir nesta solução tão abrangente? Comece prestando atenção às cinco funções mais importantes para o seu ecossistema de aprendizagem:
- Diversidade de conteúdo (por exemplo, conteúdo gerado por usuários, aprendizagem social, artigos, vídeos, aulas etc.) e experiências (por exemplo, conexões entre pessoas, projetos e vagas) de aprendizagem.
- Motivação a partir de recomendações, planos de carreira bem definidos, oportunidades de desenvolvimento relevantes e feedback. Esses elementos devem estimular os usuários a explorar novas habilidades de forma autônoma.
- Geração de dados e estatísticas de toda a sua organização para ajudar na identificação de padrões e embasar as decisões de negócios e de RH.
- Painéis para monitorar atividades importantes acerca dos dados de habilidades e oferecer insights que vão além das taxas de conclusão.
- Um processo para mensurar as habilidades da sua força de trabalho atual e oferecer orientação sobre os pontos que precisam ser desenvolvidos. Com essa visibilidade, os colaboradores terão mais oportunidades de mobilidade interna, e os administradores conseguirão encontrar as pessoas ideais, com as habilidades certas, para novos projetos e muito mais.
Além disso, todos os softwares que você escolher devem ter compatibilidade com APIs para garantir que todas as suas ferramentas atuais e futuras estejam integradas. Segundo uma pesquisa conduzida pelo Brandon Hall Group, a maior queixa dos compradores de tecnologias de aprendizagem girava em torno da “capacidade de atender a necessidades futuras”. Para garantir que a plataforma que você escolher consiga se integrar a novas gerações de ferramentas, é preciso que ela seja compatível com APIs.
Hoje todos esperam utilidade, relevância e personalização de suas estratégias de aprendizagem, e é possível ter tudo isso ao construir um ecossistema abrangente de aprendizagem. Não há uma solução mágica padronizada, mas plataformas como a Degreed ajudam na integração e no atendimento das necessidades tanto da sua organização quanto dos colaboradores — permitindo que as organizações atendam as demandas de uma força de trabalho que está em constante evolução.
Quer saber mais sobre como a Degreed pode ajudar você a revolucionar a estratégia de aprendizagem da sua organização? Converse com um dos nossos representantes hoje mesmo. Se não souber muito bem por onde começar a construir um ecossistema de aprendizagem, baixe o nosso Guia do Comprador para Tecnologias de Desenvolvimento de Talentos para entender um pouco mais sobre o movimentado mercado de tecnologia, aproveitar modelos para montar um caso de negócio para as suas tecnologias de aprendizagem e muito mais!